O que é Psicanálise

Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi iniciada por Sigmund Freud (1856 – 1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. Assim sendo, a psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo.
O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente, o que quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão.
O paciente é analisado e, como nada sabe, ou sabe muito pouco a respeito dos motivos de sua doença, o profissional tem como função lhe ensinar a compreender a composição das formações psíquicas mais complicadas, reduzindo os sintomas que provocam sofrimento.
Indicação para:
Tratamento de transtornos mentais tais como: transtorno do pânico, transtorno bipolar, transtornos alimentares (bulimia, anorexia, obesidade), transtorno do estresse pós-traumático, fobias, depressão, ansiedade, uso de drogas, tra
nstorno da sexualidade, etc;
Elaboração e resolução de conflitos pessoai
s e interpessoais (conjugais, familiares, profissionais);
Enfrentamento e elaboração de difíceis momentos da vida como luto, adoecimento e mudanças de fases da vida, tais como puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.;
Aquisição de autoconhecimento, aprendizado, reflexão e descoberta de novos modos de conduzir a própria vida;
Crescimento pessoal;
A psicanalista atua não somente na perspectiva de cura, mas também em prevenção, redução de situações de risco e melhoria na qualidade de vida do paciente.
Categories: Psicanálise
Comments are closed.